10.2.10

♥PAPEL DO PAI♥

Para o futuro pai a gravidez é, igualmente, um momento especial. Também o homem anseia a perspectiva de vir a ser pai, ainda que possa revelar alguns receios e, por vezes, não saiba como compartilhar este importante momento com a sua companheira.

É certo que é a mulher que sofre profundas mudanças no seu corpo, mas isso não significa que o homem não possa ter um papel activo na gravidez. Na verdade, o homem não só pode, como deve, participar deste momento tão importante para ambos. Desde logo, o futuro pai pode começar por acompanhar a grávida às consultas, aos exames complementares de diagnóstico, às aulas de preparação para o parto, participar na tomada de decisões, optar por assistir ao parto ou não. Deve familiarizar-se com as etapas da gravidez de forma a poder compreender melhor e a apoiar a mulher, desde as suas ansiedades e mudanças de humor como os sintomas associados à gravidez (que embora normais nem sempre são fáceis de superar). Deve mostrar-se mais solicito e procurar ajudar nas tarefas habituais, sempre que puder.

O pai tem um papel importante na auto-estima da grávida e deve mostrar-lhe que continua a vê-la como mulher. Neste sentido, o casal deve discutir o lugar que o bebé irá ocupar no novo contexto familiar. Um filho pode tornar-se um motivo de discórdia se não existir uma saudável reestruturação de papeis mãe/pai – companheira/companheiro.

mac

Sem comentários:

Enviar um comentário