15.4.10

MÊS 8

Que jogo tão divertido

O que sente?
O seu bebé mostra diferentes reacções perante a sua voz, a do seu companhei­ro ou a dos seus outros filhos. Tam­bém é mais sensível ao tacto e distingue se você está a brincar com os seus próprios dedos ou com as mãos.

Que estímulos necessita?
Agora pode brincar com ele através de carícias e palmadinhas, e pode explicar-lhe mentalmente como se processa o parto. E, mais importante ainda, pode praticar os exercícios de respiração sincronizada e relaxamento, que a ajudarão a libertar-se do medo do parto.

Métodos mais eficazes
O seu bebé aprendeu a brincar com o cordão umbilical e já está preparado para brincar consigo. Diga ao seu companheiro para fazer uma pressão suave com um dedo num lado da barriga e depois no outro, repetindo-o várias vezes. A criança costuma responder com a mão ou com o pé, fazendo pressão ou dando pontapés. Tocar nas mãozinhas do bebé através da parede abdominal é uma sensação maravilhosa! Experimente dar ligeiras palmadinhas rítmicas na barriga. Provavelmente, o seu filho responderá com uns pontapés. Produzir sons, além de comunicar com o seu filho, facilita a dinâmica do parto durante o processo de dilatação. Por isso, aperfeiçoe o exercício de respiração do mês anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário