31.3.10

♥ 33 semanas ♥

Você está grávida de 33 semanas completas, ou seja, está na 34a semana (e no oitavo mês). 
Do bebé...

Todos os meus sentidos já funcionam!
O cérebro do bebé prossegue o seu rápido desenvolvimento e os seus cinco sentidos preparam-se para o mundo que o espera fora do útero. Nestes momentos, pode ver o mundo líquido que o rodeia, sentir o tacto do dedo que agarra ou que chupa, saborear o líquido amniótico que engole e ouvir o coração, a voz e o rumor do estômago da mãe. É claro que no saco amniótico não existe ar que lhe leve odores, mas se existisse, também poderia cheirar o seu ambiente.

A cabeça do seu bébé ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado.

Cuidado com a comida. Agora é mais importante do que nunca ter cuidado com o que come. As necessidades de gordura e proteína do bebé serão máximas durante as próximas semanas, portanto não deixe de fazer uma dieta equilibrada. Seu bébe chegou ao marco de 2 quilos, e mede por volta de 44 centímetros e duplicará o seu peso ao longo das sete semanas que faltam.
Da  mãe...
Aumento de peso.

Você também engordará, pouco menos de meio quilo por semana. E continuará a ganhar peso até pouco antes do parto. Não tente evitar engordar, mesmo que pese mais do que esperava. O bebé necessita desse peso extra neste momento. Terá tempo para perder peso quando ele nascer.

Dores nos pulsos.
Pode ser que seus pés e suas mãos comecem a inchar, principalmente no fim do dia.
Se o inchaço vier muito de repente, porém, nas mãos ou no rosto, não hesite em procurar o médico - pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, uma perigosa elevação da pressão arterial à qual estão sujeitas as gestantes, às vezes até aquelas que sempre tiveram pressão baixa.

A voz dos especialistas. Talvez tenha notado que lhe sai líquido dos seios à medida que se aproxima a data do parto. Trata-se do colostro e é totalmente normal. Este 'primeiro leite' será o primeiro alimento do bebé se tiver previsto optar pelo aleitamento materno.

Sem comentários:

Enviar um comentário